//aqui //aqui

Como elaborar um currículo funcional



Como elaborar um currículo funcional

Na hora de redigir um currículo você saberia o que colocar e o que é dispensável? Habilidades, pontos positivos, formação acadêmica… Veja aqui as dicas que separamos para que você consiga fazer um currículo campeão e aumentar suas chances de sucesso.


Quando se busca uma oportunidade no mercado de trabalho o candidato precisa estar atento na hora de redigir o currículo. Porta de entrada do candidato para o mercado de trabalho, ele deve ser objetivo, conter informações sobre as experiências do profissional e estar de acordo com o cargo a que se destina. Além disso, deve ter estrutura limpa, bem organizada e passar por minuciosa revisão antes de ser enviado.

1 – Dados Pessoais
Seu Nome , sua idade e seu estado civil precisam aparecer logo no início do currículo. Não esqueça de incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.

2 – Objetivo
Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.

3 – Formação acadêmica
Coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.

4 – Experiência profissional
Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta. Mas esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Coloque-as, se possível, em forma de itens para facilitar a avaliação.

5 – Idiomas
Escreva apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui. Se você estiver estudando algum, deixe isso claro no currículo. Lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado.

6 – Informática
Não minta sobre o seu nível de conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico, testes podem ser aplicados.

7 – Cursos
Mencione somente os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.

8 – Lembre-se:
– O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo.
– Coloque foto somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e priorizar uma postura profissional.

– Para quem busca o primeiro emprego, vale ressaltar no currículo as experiências na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.



Veja também