//aqui //aqui

Concurso Receita Federal: com 21 mil cargos vagos, edital é aguardado



Concurso Receita Federal: com 21 mil cargos vagos, edital é aguardado

Em abril de 2019, vazou documento interno com propostas para a alteração na estrutura da Receita Federal, a fim de otimizar os processos de trabalho. Dentre as mudanças, passarão a existir apenas 5 Regiões Fiscais, ao invés das 10 Regiões hoje existentes.

O concurso da Receita Federal é bastante aguardado, uma vez que o último foi realizado em 2014, contemplando apenas vagas para Auditor-Fiscal. Atualmente, encontra-se em tramitação um pedido protocolado pelo Ministério da Fazenda em maio de 2017  e reiterado em 2018.

Entretanto, esse concurso não deve ser autorizado nos próximos meses. Acredita-se que um novo concurso Receita Federal só é viável após a completa reestruturação do órgão, que deverá ser implementada até o final de julho. 1


1) Situação de pessoal na Receita Federal
2) Linha do Tempo do Concurso Receita Federal
3) O que faz o Auditor Fiscal da Receita Federal? E um Analista Tributário?
4) Quanto ganha um Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil? E o Analista-Tributário?
5) Como é a estrutura da Receita Federal? Como ela se distribui no país?
6) Estou começando agora. Devo estudar para Analista ou para Auditor?

7) Cargos da Receita Federal: Quais são?
8) Qual é a nota de corte para ser aprovado no concurso RFB?
9) Como é a concorrência do Concurso Receita Federal?
10) Quais são as notas mínimas para não ser eliminado no concurso Receita Federal?
11) Qual a importância da prova discursiva no concurso Receita Federal?
12) Como Funciona o Curso de Formação do Concurso da Receita Federal?
13) Materiais e bônus GRATUITOS
14) Ficha Técnica/Baixe o Edital
1) Situação de Pessoal na Receita Federal
Em consulta realizada pela equipe de Jornalismo do Estratégia Concursos via Lei de Acesso à Informação, a Receita Federal afirmou que atualmente há 11.325 cargos vagos de Auditor Fiscal e 10.416 cargos vagos de Analista Tributário da Receita. Somando-se esses números, o órgão conta com 21.741 cargos vagos entre Auditores-Fiscais e Analistas Tributários da RFB.


Em levantamento realizado pela Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP) da Receita Federal, estimou-se que o órgão necessita de 2.100 (dois mil e cem) Auditores e Analistas. A situação se mostra ainda mais crítica quando consideramos que mais de 2,8 mil servidores poderão se aposentar em breve.

O perfil etário dos servidores da Receita indica um elevado número de Auditores e Analistas acima de 50 anos de idade. Além disso, 25,3% da força de trabalho do órgão encontra-se em abono de permanência, ou seja, já cumpriram os requisitos para se aposentar. 


Veja também